Autoconvencimento e Leitura de mente: Duas poderosas estratégias de persuasão




Autoconvencimento e Leitura de mente: Duas poderosas estratégias de persuasão

Eu sei que talvez, você deve estar pensando que esse é um assunto muito interessante, não é?

Antes de ler, pare por 1 min, respire e lembre-se de um momento da sua vida em que você ficou feliz por aprender algo facilmente, como é essa sensação? Boa, não é verdade?

Agora, vamos ao artigo...

A leitura de mente é um padrão linguístico ericksoniano utilizado para “adivinhar” o que está ocorrendo na mente do leitor ou ouvinte. É uma estratégia poderosa para gerar empatia, credibilidade e poder pessoal, entretanto quando você começa a utilizá-la pode ser que contrarie a experiência da pessoa, para que isso não ocorra utilize suavizadores como “é possível”, “provavelmente”, “talvez” etc.

Veja os exemplos abaixo:

“Eu sei que você vai adorar esse produto.” (E se a pessoa não gostar?)

“Eu sei que você provavelmente vai adorar esse produto.” (Com o suavizador
‘Provavelmente’ a frase fica mais fácil de ser absorvida)

“Você provavelmente está pensando como sua vida vai ser melhor com a utilização desse serviço.”

“Em um momento da sua vida você provavelmente teve diversas dificuldades para fechar uma venda...”

“Eu sei que provavelmente você também já teve ou ainda tem muita dificuldade de convencer as pessoas...”

“Você certamente pode lembrar de um momento da sua vida em que comprou algo extremamente valioso e útil, não é?”

O último padrão é útil na medida em que pode invocar nostalgia, uma emoção poderosa em muitas pessoas. "Lembra quando você conseguiu andar de bicicleta pela primeira vez?"

A utilização desse padrão, traz muitos benefícios, tais como:

Gerar empatia;

Gerar harmonia e compreensão;

Evocar emoções;

Elucidar um problema e ajudar a pessoa admitir o mesmo;

Um ponto importante quando você ajuda a pessoa a admitir que tem um determinado problema, é a solução que você pode oferecer para ela. Procure conhecer os verdadeiros problemas do seu público e depois foque na apresentação das soluções.

Pode ser útil também a utilização de outros padrões de linguagem para otimização dos resultados e um que pode ser muito útil também é o da primeira pessoa. Essa estratégia é muito eficaz para e-mails e vendas através da escrita.

A melhor maneira de convencer as pessoas de alguma coisa fazendo com que ela mesmo se convença. Abaixo irei listar outro padrão de linguagem que tem como objetivo o autoconvencimento:

“Eu domino facilmente os padrões de linguagem da PNL. Estou aprendendo, cada vez mais, a incorporá-los em minha comunicação diária. Estou mais persuasivo e influente.”

Por que que funciona?

Para a frase fazer sentido internamente a pessoa precisa se associar ao conteúdo da mesma, dessa forma é formada uma imagem no sistema límbico da mesma, facilitando muito o processo de venda posteriormente.

Nesse padrão utilizamos o diálogo interno da pessoa para ajudá-la a se motivar, ele é extremamente sutil, mas gera resultados incríveis.

Para construir esse padrão siga o modelo:

[Pronome] + [Benefícios do seu produto]

Eu estou descobrindo ...
Estou aprendendo a ...
Eu vou descobrir ...
Eu estou fazendo ...
Eu sei ...

Exemplos para um ebook de persuasão:

“Eu estou descobrindo que esse ebook contém todas as informações que eu preciso para resolver minha dificuldade com conversão.”

“Estou aprendendo a ser cada vez mais persuasivo e influente através das dicas contidas dentro do ebook “A arte de Convencer”.

“Eu vou descobrir todos os gatilhos emocionais que levam as pessoas a comprar algum produto ou serviço.”

“Eu estou fazendo diversas vendas diárias com as estratégias de persuasão que aprendi facilmente.”

“Eu sei que essa é a oportunidade que estava faltando para conseguir realizar mais vendas.”

Esses padrões são efetivos, mas se você quiser aumentar o seu poder de ação adicione um comando direto antes do mesmo:

“Diga a si mesmo: “Eu sou ... "

Para quem trabalha exclusivamente com marketing digital experimente colocar esse padrão nos call-to-action:

“Sim! Eu quero!”
“Quero esses resultados”
“Quero baixar esse ebook!”
“Me envie o link!”

Eu sei que você provavelmente está dizendo a si mesmo: “Que estratégia simples, eu vou utilizá-la em minhas abordagens...”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rails CanCan

Meus insights mais valiosos sobre criptomoedas para 2018 e além

Como pegar a senha do Whatsapp de um Android ou Iphone